quarta-feira, 17 de junho de 2009

um trechinho do Bauman, sobre ideologia

O papel chave que a "ciência das idéias" estava fadada a desempenhar na contrução de um mundo humano governado pela razão e integrado por seres de comportamento racional praticamente não exigia outro argumento.
Isso graças a uma série de suposições simples: a conduta humana é guiada pelas idéias que as pessoas têm; as idéias se formam através do processamento, como tudo o mais na natureza, está sujeito as leis estritas; tais leis podem ser descobertas com a sistemática observação e experimentação; uma vez descobertas, podem ser usadas - como outras leis naturais conhecidas - para melhorar a realidade: nesse caso, para garantir que nenhuma sensação enganosa se ofereça a processamento e que as verdadeiras sensações não se distorçam quando processadas - de modo que se formem e sejam adotadas somente idéias verdadeiras, aquelas que passam no teste da razão.
Nas palavras de Mercier, um dos luminares do instituto francês, as idéias "são tudo o que existe" e, segundo o próprio Tracy, " existimos pelas sensações das idéias. Nenhuma coisa existe senão pela idéias que dela fazemos." grifo nosso (p. 115)
BAUMAN, Zygmunt. Em busca da política.

Mídias

Mídia: Rede Imaginária (?)
Qual a importância da mídia nos processos de democratização cultural?
Globalização versus cidadania cultural local.
Espaços culturais e violência.

Assuntos da encubadora.